Olheiras: causa e tratamento

07 de junho de 2021

Olheiras

A olheira, também chamada de hiperpigmentação periorbital (HPO) é uma condição dermatológica muito comum nos indivíduos. Com coloração amarronzada, roxa ou escura, é caracterizada por essa escura pigmentação na área periorbital (ao redor dos olhos).

Principais causas das Olheiras

As olheiras podem ter diversas causas. Apontaremos algumas delas:

- Fatores como alergia, anemia, excesso de sol ou envelhecimento;

- Cansaço, noites mal dormidas ou até mesmo a menstruação;

- Hereditariedade: há um acúmulo de vasos sanguíneos nas pálpebras, fazendo com que sua região adquira coloração escura ou avermelhada;

- Excesso de pigmentação: em árabes e indianos, por exemplo, há um excesso de pigmentação, o que pode ocasionar esse escurecimento ao redor dos olhos;

- Bolsas de gordura: a partir de uma certa idade, geralmente os 37 anos, as bolsas de gordura existentes na região periorbital começam a perder sustentação, sendo uma outra possível causa das olheiras.

Tratamento

Em primeiro momento, deve-se procurar um profissional habilitado para a identificação das causas e do melhor tratamento.

Para um efeito imediato, compressas geladas amenizam a intensidade das olheiras.

Existem diferentes tipos de tratamentos, como o uso de ácidos e outros produtos, como cremes clareadores. Além disso, podem ser feitos procedimentos estéticos com laser, luz pulsada ou até mesmo cirurgias plásticas

Assim, frisamos que é um pouco complicado erradicar de fato as olheiras, mas existem inúmeras formas de controlá-las!

Lembrete: As informações apresentadas têm o intuito de acrescentar conhecimento. Consulte sempre um profissional habilitado.

Gostou? Não deixe de visitar nossas outras matérias e conheça nosso site :)

Referências

BILTOVENI, Christina. Olheiras: o que causa e como tratar as manchas de forma natural. 2018. Disponível em: https://boaforma.abril.com.br/beleza/olheiras-o-que-causa-e-como-tratar-as-manchas-de-forma-natural/. Acesso em: 31 maio 2021.

GUIDONI, Marcio. Peeling E-Ferulic C: Tratamento de olheiras melânicas. 2020. Disponível em: https://marcioguidoni.com.br/peeling/peeling-e-ferulic-c-tratamento-de-olheiras-melanicas/. Acesso em: 31 maio 2021.

JANEIRO, Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Rio de. Olheiras: causas e tratamentos. Disponível em: https://sbdrj.org.br/olheiras-causas-e-tratamentos/. Acesso em: 31 maio 2021.