Dia Mundial da Saúde



07 de abril de 2021

O Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, é uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população acerca da importância da saúde e da sua garantia igualitária para toda a população mundial. Todos os anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) seleciona um tema que será o assunto das discussões e medidas de melhoria ao longo do ano.

O tema escolhido para o ano de 2021 é “Construindo um mundo mais justo e saudável”, declarando-o como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidados, em decorrência de seu esforço incansável na linha de frente no combate à Pandemia. Além disso, o tema levanta outras questões como os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde, bem como o investimento de controle da pandemia.

Um destaque para o tema deste ano é a percepção de desigualdade no mundo, evidenciada durante o ano de 2020 com o Covid-19. Certo grupo populacional tem acesso à uma saúde de qualidade e condições melhores de vida, trabalho e educação, com renda mensal confortável. Em contraposição, muitos em todo o globo terrestre lutam por condições básicas de vida, dispondo de renda baixa e direitos à saúde, educação e trabalho em situação de precariedade. Assim, com a Pandemia, os grupos que já eram menos favorecidos foram os mais atingidos, uma vez que estavam mais expostos à doença.

Portanto, o apelo feito pela OMS é de que essa disparidade pode ser evitada pelos governantes, que devem investir em saúde básica para todos os seus cidadãos de forma igualitária, reforçando unidades em localidades mais precárias.

 

A importância das Farmácias de Manipulação para a Saúde

As farmácias de manipulação oferecem medicamentos em doses fora das padronizadas, atendendo necessidades específicas de cada paciente. Além disso, produzem os medicamentos de formas diferentes das apresentadas pela indústria farmacêutica, e ainda continuam a produção de alguns produtos importantes descontinuados.

Ademais, atendem grupos especiais como pacientes em tratamento de câncer e com câncer terminal, pessoas alérgicas e em tratamentos mais específicos, além de apresentarem opções que mais se adequam à cada tipo de organismo.

 

O Farmacêutico e a Pandemia

Os farmacêuticos também estão entre os profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente no combate ao Covid-19, que trabalham arduamente desde o início de 2020.  Eles fazem um papel essencial no uso racional de medicamentos, uma vez que, com a possível eminência de um colapso da saúde, o sistema possa não ter recursos suficientes para atender à toda a população. Ademais, fazem parte da dispensação segura de medicamentos e otimização da farmacoterapia, além de proporcionarem o acompanhamento regular de pessoas cujos tratamentos não põem ser interrompidos, como diabéticos, hipertensos e asmáticos.

Durante a crise, outro papel imprescindível dos farmacêuticos e seus estabelecimentos foi a comunicação e informação acerca das atitudes corretas. O incentivo ao uso de máscaras e álcool em gel, a prática do distanciamento e a desmistificação de produtos sem eficácia e das “Fake News” foram orientações que tiveram muita importância na saúde geral da população.

Com destaque ao alerta sobre os remédios sem eficácia comprovada no tratamento do Covid-19 e a automedicação, é válido lembrar que a ingestão de medicamentos sem a necessidade pode causar problemas ao organismo, como reações alérgicas, além de danos ao fígado e, no caso dos antibióticos, pode levar ao surgimento de superbactérias, resistentes aos antibióticos existentes.

Importante: As informações aqui demonstradas têm como finalidade apenas a informação. Não consuma nenhum medicamento sem a indicação de um médico.

 

Gostou? Não deixe de visitar nossas outras matérias e conheça nosso site :)

 

Referências

BRASIL, Calendarr. Dia Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-saude/. Acesso em: 25 mar. 2021.

ENFERMAGEM, Conselho Federal de. OMS declara 2021 Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores. 2020. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/oms-declara-2021-ano-internacional-dos-trabalhadores-da-saude-e-cuidadores_83314.html. Acesso em: 25 mar. 2021.

MAGALHÃES, Lana. Dia Mundial da Saúde (7 de abril). 2021. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-mundial-da-saude/. Acesso em: 25 mar. 2021.

OLIVEIRA, Sueza. Projeção e protagonismo da Farmácia em tempos de pandemia. 2020. Disponível em: https://dalmass.com/projecao-e-protagonismo-da-farmacia-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 25 mar. 2021.

OPAS, Organização Pan-Americana de Saúde. World Health Day 2021 - Building a fairer, healthier world. 2021. Disponível em: https://www.paho.org/en/campaigns/world-health-day-2021-building-fairer-healthier-world. Acesso em: 25 mar. 2021.

ORGANIZATION, World Health. World Health Day 2021. 2021. Disponível em: https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2021. Acesso em: 25 mar. 2021.

REGISLUIZ. A importância da Farmácia de Manipulação para a sociedade. 2018. Disponível em: https://pharmaceuticalconsultoria.com/farmacia-de-manipulacao/#:~:text=As%20farm%C3%A1cias%20de%20manipula%C3%A7%C3%A3o%20podem,status%20performance%20do%20paciente%20melhorado.. Acesso em: 25 mar. 2021.

RIBEIRO, Wandy. O PROTAGONISMO DO FARMACÊUTICO NA MÍDIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. Disponível em: https://www.ictq.com.br/marketing-farmaceutico/1456-o-protagonismo-do-farmaceutico-na-midia-em-tempos-de-pandemia-2. Acesso em: 25 mar. 2021.

UNIVIÇOSA. O papel do farmacêutico nos cuidados e combate à COVID-19. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/especial-publicitario/univicosa/somos-o-centro-universitario-de-vicosa/noticia/2020/04/13/o-papel-do-farmaceutico-nos-cuidados-e-combate-a-covid-19.ghtml. Acesso em: 25 mar. 2021.

Mais Postagens

    Aguarde, buscando...