31 de Março – Dia da Saúde e Nutrição



31 de março de 2021

O Dia Internacional da Saúde e Nutrição foi criado com o intuito de conscientizar a população acerca da importância da saúde e da boa alimentação. Foi escolhido para que as pessoas possam pensar sobre seu estilo de vida e como estão cuidando de sua saúde e dos seus hábitos alimentares.

Uma boa alimentação vai muito além da sensação de saciedade. A alimentação saudável deve conter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, com um balanceamento correto entre proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e outros nutrientes. Além disso, o consumo de no mínimo dois litros de água por dia e a manutenção de horários frequentes para alimentação caracterizam-se também como práticas saudáveis a serem seguidas.

Embora muitos já saibam dessas informações, a correria do dia a dia faz com que as pessoas busquem nos fast foods, restaurantes e produtos processados opções mais eficientes de refeições, e acabam por perder grande valor nutricional em sua dieta. Essa correia muitas vezes também afeta a prática de exercício físicos, grandes aliados do bom funcionamento do corpo, pois têm respostas na absorção de nutrientes e estimulam o metabolismo.

 

Alimentação e Imunidade

Durante todo o período da pandemia, surgiram diversas “receitas contra o Covid-19”, com a mistura alimentos e bebidas que aumentam a imunidade. É preciso afirmar que uma imunidade alta não previne o contágio por Covid-19 e não existe tal “receita contra Covid” com eficácia comprovada.

Mesmo com essas observações, uma boa imunidade pode contribuir para um melhor tratamento de doenças e recuperação de pacientes. Assim, existem alguns imunonutrientes, que tem capacidade de influenciar o sistema imunológico, como frutas e verduras. É importante destacar também que diversos outros fatores estão relacionados à imunidade, como idade, estilo de vida e genética, bem como o ambiente ao entorno do indivíduo.

 

O que priorizar para ter uma boa saúde?

- Evite o consumo de carboidratos e gorduras em excesso;

- Focalize na ingestão de alimentos ricos em nutrientes, como frutas e verduras;

- Evite ao máximo o consumo de produtos industrializados;

- Se for fazer alguma suplementação, faça com um profissional qualificado;

- Pratique exercícios físicos regularmente;

- Beba bastante água;

- Lembre-se: tudo em excesso pode fazer mal, até mesmo os “bons nutrientes”.

 

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Referências

BRASIL, Calendarr. Dia da Saúde e Nutrição. Disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-saude-e-nutricao/. Acesso em: 24 mar. 2021.

EXTENSÃO, Iespe - Pós Graduação e. Dia da Saúde e Nutrição: o importante papel da alimentação. 2020. Disponível em: https://www.iespe.com.br/blog/dia-da-saude-e-nutricao/. Acesso em: 24 mar. 2021.

SAÚDE, Blog da Saúde Ministério da. Dia da Saúde e Nutrição lembra prática da boa alimentação diária. 2016. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50839-dia-da-saude-e-nutricao-lembra-pratica-da-boa-alimentacao-diariahtml.html. Acesso em: 24 mar. 2021.

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